Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Cabelo crespo masculino: cuidados, melhores produtos e dicas de cortes

6 396

Vou confessar que sempre quando um menino de cabelo raspado vem conversar comigo sobre a possibilidade de deixar o cabelo crescer, sou a primeira incentivadora. É que o cabelo crespo masculino é lindo, e quando bem cuidado, oferece uma série de estilos diferentes e estilosos.

Mas eu sei que encontrar conteúdo sobre os cuidados com o cabelo crespo masculino também não é fácil, especialmente quando o assunto é “qual produto escolher”. É por isso que resolvi preparar esse post. Nele vou passar tudo o que sei sobre os cuidados com os cachos dos meninos, e ainda vou trazer algumas dicas para que você extraia o melhor do seus cabelos.

Como cuidar do cabelo crespo masculino?

O cabelo crespo masculino costuma ser mais ressecado que os demais tipos de cabelo, ao mesmo tempo em que o couro cabeludo pode ser bastante oleoso. Esse contraste faz com que os cuidados sejam mais especiais.

Para você entender um pouco melhor: o couro cabeludo costuma produzir uma oleosidade natural, que vai percorrer os fios para deixar os cabelos crespos macios e bem hidratados. No entanto, a irregularidade do formato dos cachos faz com que essa “óleo natural” não consiga percorrer facilmente todo o comprimento do fio.

Nos cabelos lisos, o ato de pentear o cabelo ajuda a espalhar essa oleosidade produzida pelo escalpo. No entanto, no cabelo crespo, o hábito de pentear é um pouco mais raro e até menos indicado. Então, a oleosidade que iria aos fios fica concentrada próxima à raiz do cabelo. E resumindo: o couro cabeludo não é capaz de oferecer essa proteção natural ao cabelo crespo masculino, ficando para o homem o papel de manter os fios saudáveis.

Gosto de explicar essa relação básica entre couro cabeludo e fios, porque assim, fica mais fácil entender quais serão os cuidados necessários para que o cabelo crespo masculino fique saudável. E é sobre esses cuidados que falarei agora.

Entenda as principais dicas para cabelos masculinos e crespos:

1 – Tenha um calendário de cuidados com o cabelo

Você sabe o que funciona para deixar um cabelo crespo saudável? Muita coisa! Mas é importante lembrar que todo o cabelo é diferente, e mesmo entre crespos, o que funciona para um homem pode não funcionar para outro. Então, a melhor forma de saber o que funciona para você é tendo um calendário de cuidados com o cabelo, ou cronograma capilar.

Na verdade, não estou dizendo que você vai ter que marcar na agenda toda a vez que for lidar com o cabelo. O que quero dizer é que algumas rotinas podem ajudar você a entender o que tem funcionado, e o que não. Por exemplo, se você lava os cabelos diariamente com determinados produtos. Experimente alterar a frequência ou os produtos, mas faça essa observação de maneira controlada para você entender exatamente o que mudou em sua rotina de cuidados com o cabelo e qual foi a consequência. Experimente anotar quais são os cuidados que mais funcionam e siga-os de maneira constante.

2 – Cuidado ao manusear o cabelo

Se puder, evite pentear o cabelo quando ele está completamente seco. O penteado com o cabelo seco pode gerar frizz e quebras nos fios, especialmente se você não tem muita paciência em lidar com o cabelo. Lembre-se, os seus fios possuem menor quantidade de oleosidade produzida naturalmente pelo escalpo, o que faz com que eles sejam mais ressecados. Logo, pentear o cabelo crespo masculino ainda seco não é uma opção muito sábia.

Portanto, penteie o seu cabelo quando ele estiver úmido, de preferência, usando algum condicionador ou creme para pentear para ajudar no desembaraço.

Leia também: 5 dicas para desembaraçar o seu cabelo crespo

2 – Diminua o número de lavagens

Há quem lave o cabelo diariamente, mas se você nota que o seu cabelo é bastante ressecado, uma boa solução para o problema pode estar na diminuição do número de lavagens.

Na verdade, a frequência depende da resposta do seu cabelo crespo masculino, e varia de caso para caso. É que quando você lava frequente com shampoo, pode acabar deixando o cabelo muito ressecado, e a falta de lavagens pode deixá-lo oleoso e dando coceira. É preciso encontrar o equilíbrio. Se você gosta de lavar o cabelo diariamente, pode tentar as técnicas No-poo e Co-Washing.

O que é No-poo e Co Washing?

Eles são basicamente a mesma coisa, e a ideia por trás desses métodos  é a de que um shampoo comum possui ingredientes bastante agressivos ao cabelo crespo, especialmente os sulfatos. Então, a limpeza feita apenas com condicionadores é suficiente para deixar fios higienizados.

Eu sou adepta do método em alguns dias da meu cronograma, e ele é bastante útil para deixar os cabelos saudáveis. Mas preciso dizer que, particularmente, não recomendo a retirada total do shampoo de suas rotinas.

Mas voltando às definições, no Co-Washing, você lava o cabelo com condicionador. No No-poo, você busca produtos com poucos detergentes e livres de sulfato para o tratamento.

Leia também: O que é co-lavagem?

Como lavar o cabelo crespo masculino? Quais são os melhores produtos?

Na hora de lavar o cabelo, siga sempre uma regra: shampoo é usado no couro cabeludo, e condicionador a partir dos fios. E existem umas técnicas que podem deixar o cabelo mais macio:

No chuveiro:

Molhe o seu cabelo, aplique um pouco de shampoo na palma da sua mãe e massageie o seu couro cabeludo. Você não, precisa esfregar o corpo dos fios porque depois no enxague, o shampoo que escorre é suficiente para limpar o restante do fio.

Depois, enxague o shampoo do seu cabelo e continue massageando o escalpo para remover qualquer acúmulo de produto. A seguir, use um condicionador a partir do comprimento dos fios. Lembre-se, o seu couro cabeludo já produz uma oleosidade natural para nutrir o seu cabelo, ele só não consegue distribuir no comprimento dos fios. Portanto, você precisa de condicionador em seu cabelo para substituir o sebo que seu cabelo precisa, mas não está conseguindo.

Se o seu cabelo formou nós, você pode aplicar o condicionador para facilitar o desembaraço. Depois do uso do shampoo e condicionador, os seus cuidados podem diferenciar de acordo com o que funciona para você.

Essas são as opções:

  • Finalização com leave in: Com o Leave in, basta finalizar o desembaraçamento dos fios, e estilizá-lo como você deseja.
  • Enxague o cabelo após o shampoo e condicionador: Algumas pessoas gostam de usar água fria para fazer isso. A atitude dá bastante brilho ao cabelo, e é ideal para quem tem cabelos que formam cachos de maneira mais facilmente.
  • Use géis e pomadas para estilizar: Se você gosta do seu cabelo mais alinhado, pode contar com o auxílio de géis e pomadas.

Leia também: Como cuidar de cabelo crespo masculino

Quais produtos usar no cabelo crespo masculino?

A escolha de produtos é algo bem pessoal. Eu posso até dar sugestões, mas elas não vão funcionar para todo mundo. O ideal é que você faça algumas pesquisas, e alguns testes para entender o que funciona para você. Na hora de definir quais produtos usar, algumas regrinhas podem ajudar:

O que evitar?

Evite sulfatos, silicones e parabenos. Os Sulfatos / sulfitos são detergentes extremamente agressivos para o cabelo e devem ser evitados.

Já os silicones são plásticos que funcionam como uma capa para o fio para que ele pareça brilhante. Só que por serem sintéticos, eles só podem ser removidos por sulfatos, aquele ingrediente que resseca o cabelo. Fora que o revestimento que o silicone cria bloqueia os óleos saudáveis ​​e umidade de penetrarem no cabelo. É importante ressaltar que alguns silicones são solúveis em água. Esses não exigem sulfatos para serem removidos.

E é interessante evitar parabenos (conservantes sintéticos) porque eles já foram relacionados ao câncer.

Eu sugiro que ao experimentar novos produtos, use-os por pelo menos uma sete aplicações antes de tentar algo diferente. Às vezes, seu cabelo precisa se desintoxicar ou se acostumar com um determinado produto antes de demonstrar se ele combina ou não com determinado produto.

O que procurar nos produtos?

Na hora de procurar o produto favorito, alguns pontos podem ajudar você a decidir o que vai funcionar com o seu cabelo afro masculino.

  • Shampoo: Procure por produtos sem sulfatos, e silicones. Depois, procure o produto que se distribui de forma fácil em seu corpo cabeludo. Shampoos com ação hidratante também são ótimos para quem tem cachos, porque evitam o ressecamento excessivo dos fios. Se você optou por um produto que deixa o seu cabelo bastante seco depois da lavagem, é interessante trocar por outro.
  • Condicionador: Esse é um produto que vem em todos os tipos de texturas e consistências, então, o ideal é procurar um que se distribua de maneira fácil entre os fios, e que facilite o desembaraço. Após o uso do condicionador, o cabelo precisa ficar macio e maleável.
  • Cremes: Eles costumam ser uma combinação de ceras e óleos, e  são ideais para homens com cabelos secos, grossos e naturalmente volumosos. Se você tem cabelos finos, você provavelmente vai querer evitar cremes, porque eles podem ficar mais pesados e pesar o cabelo para baixo. Eles também podem deixar o fios mais finos parecerem oleosos.
  • Géis: Alguns géis são naturais, outros não. A maioria tende a ser translúcido e viscoso / pegajoso, e tendem a deixar o cabelo mais brilhante do que os cremes, mas podem também deixar os fios crespos masculinos mais ressecados. Muitos contêm silicones para fazer o cabelo brilhar, então tenha cuidado ao comprar em uma loja. Considere opções de gel de aloe vera orgânica.
  • Mousse: Bastante agradável para quem tem cabelos crespos masculinos, o mousse costuma ser um composto leve e espumosa que ajuda a flutuabilidade natural dos cachos. O problema é que eles possuem álcool e silicone em suas composições. A maioria dos mousses combina melhor com cabelos bem finos.
  • Pomadas: As pomadas são modeladores que adicionam brilho e fazem com que o cabelo fique mais alinhado e no lugar. Geralmente, eles podem ter diferentes texturas: consistente, oleosos e lisos. Eles são bons para colocar o cabelo em pra cima, então, se você gosta de estilizar os fios para cima, em topetes, e etc, as pomadas podem ser interessantes.

Leia também: Como escolher um shampoo para cabelo natural?

E essas são as dicas de hoje para quem tem cabelo crespo masculino. Vale lembrar que aprender a cuidar do cabelo não é algo que acontece de uma hora pra outra, mas aos poucos você aprende. Separei também algumas imagens de inspiração de cortes para cabelo crespo masculino para você acompanhar:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixa o seu comentário!
6 Comments
  1. Maycon says

    Dica valiosíssimas Sthephanie parabéns pelo texto, tenho certeza que isso vai me ajudar, em breve retorno para contar sobre os resultados. Obg

  2. Bélit ARAÚJO says

    Amei o post <3. Arrasoòoùuu. Com certeza irei seguir o blog <3

    1. Stephanie Pereira says

      <3

  3. Bel says

    Amando cada post e olha esse blog <3 Parabéns pelo post <3

  4. Bel says

    Amei o post <3 Me encontrei no blog rsrs Amei <3

  5. Carla says

    Gostei muito dessas dicas <3 Parabéns pelo blog <3

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.