Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Como desembaraçar cabelo crespo ou cacheado

2 18

Quem tem fios cacheados ou crespos deve concordar comigo: a hora de pentear os  cabelos pode ser bem complicada.  É que os cachos podem se emaranhar ao longo do tempo formando nós difíceis de serem desmanchados. Assim, nem sempre fica fácil desembaraçar o cabelo crespo ou cacheado.

Embora a tarefa de desembaraçar os fios pareça bastante trabalhosa, ela é essencial para a saúde do cabelo. E quando feita da maneira correta, pode evitar danos ou quebras desnecessárias aos fios.

O que fazer na hora de desembaraçar um cabelo crespo ou cacheado?

Se você sente um aperto no coração só de imaginar que precisa desembaraçar os fios, talvez seja um sinal de que você ainda não encontrou o jeito certo de fazê-lo.

Mas eu estou aqui para garantir para você que existem formas de pentear os fios crespos ou cacheados de maneira bastante prática, e sem dores. Basta seguir esses passos:

  1. Separe um tempo para a tarefa: nada de pentear os cabelos com pressa, ou você corre o risco de perder alguns fios.
  2. Umedeça seu cabelo: Os fios úmidos, apesar de estarem no estado mais vulnerável do cabelo, são mais maleáveis. A hidratação ajuda aos fios a deslisarem melhor entre as cerdas do pente.
  3. Divida o cabelo em seções: Assim você garante que todo o cabelo será penteado, e que nenhum nó vai ficar perdido no meio da cabeça.
  4. Aplique cremes para pentear: Eles dão hidratação ao fio, deixando ele mais fácil de ser penteado, especialmente cabelos afros crespos ou cacheados. Os óleos também são boas soluções. Experimente o óleo de coco, de argan ou azeite de oliva.
  5. Use os dedos ou pentes de cerdas largas: Na hora de desembaraçar os cabelos crespos ou cacheados, comece sempre com os dedos ou com pentes de cerdas largas, desfazendo os nós mais visíveis.
  6. Comece sempre pelas pontas: Começar pela parte de cima prejudica o processo, já que assim os nós são apenas empurrados para baixo, se juntando aos outros existentes. Comece pelas pontas do seu cabelo, e então parta para a parte do meio, e, em seguida, para raízes.
  7. Tenha paciência: Com cuidado, vá desfazendo os nós dos fios até que a escova corra sem nenhum tipo de bloqueio.
  8. Finalize com um pente fino ou escova: o pente com dentes largos serve para tirar os nós mais difíceis.  Depois, você pode substitui-lo por um pente fino ou escova para tirar os nós menores que podem ter sobrado. Segure o cabelo perto da raiz para reduzir as possíveis dores

Por que os nós se formam no cabelo crespo ou cacheado?

Os cabelos se tornam mais propensos aos nós quando são frequentemente agredidos. E muitos podem ser esses fatores que danificam os fios tornando-os propensos à formação de nós:

  • Processos químicos como colorações e alisamentos
  • Excesso de uso ferramentas como chapinhas e secadores)
  • Ação do tempo (como sol ou vento), poluição e atrito com outros agentes externos (travesseiros, roupas) deixam os fios muito ressecados, o que favorece o embaraço dos fios.

Para evitar o problema, a melhor solução é manter as madeixas sempre hidratadas e saudáveis. O cabelo crespo embaraça facilmente por causa do formato dos fios (alguns tem forma de espiral, outros de ziguezague). Estes fios vão entrelaçando-se uns aos outros, até formar um emaranhado.  Por isso, saber como desembaraçar o cabelo cé tão importante.

Que tipo de pente usar na hora de desembaraçar o cabelo crespo ou cacheado?

Pente-jacaré

Pente Jacaré: São indicados para desembaraçar cabelos crespos por conta de suas setas largas. Eles também servem para modelagem porque possuem dentes específicos para este trabalho, além de possuírem um desembaraçador no cabo. Ele também funciona muito bem para ajeitar os cabelos curtos e médios após serem escovados.

Pente-Garfo-na-midia-Portugues-a

Pente tipo garfo: Ideal para dar forma e soltar um cabelo muito crespo, ajudando também a desembaraçar os cabelos afros, que são bastante sensíveis.

pente

Pente de dentes largos: O melhor tipo para desembaraçar, porque não seguram os fios, permitindo que sejam penteados sem o uso da força. Este pente também serve pra levantar a raiz e dar aquele volume ao cabelo.

pentes de madeira

Pentes de madeira: Diferente dos pentes de plástico, os pentes de madeira ajudam a neutralizar o frizz. Os modelos do tipo jacaré são usados para dar acabamento nos penteados com escova, para soltar uma franja e para deixar o cabelo com um ar mais natural.

3-prod_corpus_escova_bellatrix_321

Escova Retangular: É o tipo de escova que todo mundo já teve um dia. Serve para desembaraçar todos os tipos de fios, pois tem um bom espaçamento entre as cerdas. Esse espaço ajuda evitar a quebra do cabelo.

escova-raquete

Escova Raquete: Esta escova oval tem cerdas de plástico com bolinhas na ponta que protegem o couro cabeludo. É indicada para pentear e desembaraçar todos os tipos de cabelo e é boa opção para pessoas com maior sensibilidade porque elas têm cerdas plásticas longas ( às vezes elas tem bolinhas pretas nas pontas). É importante ressaltar que se usada em excesso, pode causar ruptura nos fios, portanto, use com cuidado e escove o cabelo gentilmente ao usar esse tipo de escova para que a própria não se emaranhe no seu cabelo.

Por que não experimenta desembaraçar com os dedos?

Woman-with-curly-natural-hair-hand-in-her-hairDesembaraçar com os dedos é provavelmente uma das melhores formas de evitar a quebra. Isto porque, você tem total controle dos seus movimentos, e com o devido cuidado, causa o mínimo de ruptura nos fios. Você pode usar óleos durante o manuseio também também.

Desembaraçar o cabelo é o tipo daquela coisa que se pudéssemos evitar, eu sei, evitaríamos. Mas é algo que precisamos fazer. A parte boa é que depois que a gente encontra o que funciona para o nosso cabelo, fica tudo mais fácil.

E vocês? O que acham? Têm alguma outra dica?

2 Comments
  1. […] Você pode tomar mais cuidado na hora de pentear/desembaraçar – você não precisa pentear o seu cabelo todos os dias. Desembarace gentilmente uma vez, e depois, use seus dedos para deixar o cabelo sem nós. Aliás, desembaraçar com os dedos é uma ótima forma de evitar a quebra dos fios: comece por seções pequenas do seu cabelo, e vá desmanchando os nós aos poucos. Sempre das pontas em direção à raiz. Já falamos sobre como desembaraçar os cabelos aqui. […]

  2. […] mais e mais vezes, vai acabar prejudicando o crescimento desses fiozinhos. Entao, invista em uma escova macia e ao pentear o cabelo para trás, faça com carinho. Outra dica que eu sigo e costumo […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.