Qual a importância da hidratação para o seu cabelo?

Sempre me falaram  que é importante manter o cabelo hidratado, mas nunca me explicaram os porquês. Se você também já se perguntou Qual a importância da hidratação para o seu cabelo?,  esse post vai te ajudar a entender.

A verdade é que a hidratação dos fios capilares é tão importante quanto hidratar a pele, por exemplo. No caso dos cabelos afros (crespos, muito crespos, ondulados e quimicamente tratados), isso fica ainda mais relevante, já que cabelos enrolados têm uma textura naturalmente mais frágil e ressecada do que outros tipos de cabelos. A única maneira de mantê-lo sadio e com um crescimento adequado é mantendo-o hidratado.

Cabelo ressecado e danificado quebra. Aliás, é por isso que você deve ser bastante cuidadoso ao cuidar do seu cabelo quando ele está seco.

Leia também: Cabelo Afro: como cuidar corretamente?

6 dicas para manter o seu cabelo hidratado

Manter o cabelo sempre hidratado pode ser uma tarefa mais fácil do que muita gente pensa. É por isso que separei aqui algumas dicas para ajudá-los:

1 – Lave o seu cabelo ao menos uma vez por semana

Na verdade a dica poderia ser “conheça o seu cabelo e entenda quando ele precisa ser lavado”. Mas ter um calendário de ações, ajuda, não é? A água é o melhor dos hidratantes. Quando você lava o seu cabelo, as moléculas de água penetram no fio deixando-o mais macio e elástico. Se quanto mais você bebe água, mais hidratado o seu corpo fica, com o cabelo, é mais ou menos a mesma lógica.

2 – Beba bastante água.

Hidratação de dentro para fora! ;)

3 – Use um shampoo e um condicionador da mesma marca

Na verdade, você pode escolher condicionadores e shampoos de marcas diferentes, mas é importante testar o pH dos dois para ter certeza que eles se complementam. Isto porque condicionadores tendem a ser mais ácidos que shampoos.

Vou explicar do começo: o shampoo abre as “escamas” do cabelo e limpa os fios. Já o condicionador age dentro dos fios fechando estas escamas. Então, o pH do produto final do processo da limpeza (condicionador) precisa ser mais baixo para a melhor selagem do cabelo (ou seja, para que o condicionador deixe as cutículas do fio suavizadas para baixo). Um shampoo e condicionador da mesma linha de produtos costumam são desenvolvidos com este requisito.

Se o shampoo de uma marca tem um pH de 4,5 e o condicionador 3,5; o seu cabelo estará devidamente selado. Mas se ao invés de usar o condicionador da marca, você optar por um outro cujo pH é de 5,0, este processo de selamento pode não acontecer corretamente.

Leia também: É possível limpar o cabelo sem shampoo?

4 – Faça hidratações profundas semanalmente

Essas hidratações ajudarão a fortalecer a cutícula do cabelo e  a melhorar a umidade dos fios. Não precisa nem falar que é necessário comprar hidratantes de boa qualidade, né?

Chuveiro ligado - Fonte: blogs.parentcenter.babycenter.com

5 – Termine de lavar o cabelo com uma ducha fria

Lavar o cabelo com água morna pode ajudar a tirar a sujeira e a oleosidade, além de aumentar a porosidade do cabelo ou seja, as cutículas se abrem para que todas as coisas boas do seu shampoo e condicionador sejam facilmente absorvidas. Já a água fria no final do processo de lavagem ajudará a fechar a cutícula.

6 – Durma com travesseiros ou fronhas de seda.

O algodão absorve a hidratação ou a oleosidade natural do seu cabelo de forma que a seda não faz. De quebra, as fibras da seda são mais macias o que pode ajudar a evitar a quebra do fio.

O importância da hidratação para fios crespos

A principal função da hidratação é diminuir os danos adquiridos durante a manipulação diária do cabelo, e por isso ela é tão importante. Em outras palavras, a hidratação faz com que o seu cabelo fique mais flexível, o que faz com que você consiga manipulá-lo (lavar, escovar, deixá-lo solto ou em um estilo de proteção) sem quebrá-lo. Isso  garante que o seu cabelo se recupere dos estragos feitos por agentes externos (poluição, sol, exposição a altas temperaturas), garantindo também que o ganho em crescimento seja mantido. Não bastasse isso, o cabelo bem hidratado é muito mais gostoso de lidar que um cabelo não hidratado. Aliás, cabelos não hidratados geralmente não tem tanta vida e, como eu já disse, são bastante quebradiços.

E bem, essas são as atitudes que tenho seguido, e que posso compartilhar com vocês. O que acharam?

Aproveita e leva essas dicas para o Pinterest!

E você, o que faz para manter o cabelo hidratado? Conta nos comentários!

9 Comments

  1. Samara Lima janeiro 20, 2015
    • stephanie janeiro 23, 2015
  2. Leila junho 3, 2015
  3. Patricia junho 25, 2015
  4. Biazynhah setembro 21, 2015
  5. Fernanda maio 29, 2017
  6. Antonio Mendes setembro 28, 2017
  7. Rodrigo maio 11, 2018
  8. Débora julho 3, 2018

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.