Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

O que é co-lavagem?

0 5

Quer saber o que é co-lavagem? Ok, pode deixar que vou te explicar um pouco mais sobre a técnica e como ela pode ser aplicada ao seu dia-a-dia.

A co-lavagem, também conhecida como “co-wash”, é um método de limpeza dos cabelos onde o shampoo é substituído pelo condicionador. O termo vêm do inglês, como uma redução da frase “conditioner washing” ou”lavar com o condicionador”. O procedimento surgiu com a intenção de evitar que o cabelo sofra danos dos sulfatos presentes nas fórmulas dos shampoos.

Como fazer co-washing?

 

Eu considero a co-lavagem algo bastante simples de ser feita, mas ao mesmo tempo eu sei que eliminar o shampoo da rotina requer alguns ajustes na forma como o enxágue e o condicionamento do cabelo é feito.

Para ajudar você, preparei instruções passo-a-passo de como deve ser a lavagem do seu cabelo apenas com condicionador.

1 – Molhe completamente o seu cabelo com água

Os fios devem estar completamente molhados. É que a água afrouxa os detritos, tornando mais fácil enxaguar eventualmente. Isso também ajuda a distribuir o produto uniformemente por todo o cabelo.

2 – Coloque no cabelo uma quantidade saudável de condicionador.

Você precisa usar o suficiente para revestir os fios da raiz à ponta. Para algumas pessoas, isso pode significar o uso de muito produto, mas não esqueça que você está limpando, e não apenas o condicionando o cabelo.

3 – Distribua o produto uniformemente pelo cabelo

Isso ajudará a quebrar os óleos e qualquer resíduo restante. Em seguida, permita que o condicionador seja absorvido por cerca de três a cinco minutos. Se o seu cabelo estiver particularmente seco ou danificado, deixe-o por mais tempo, porque o condicionador também funcionará como uma máscara.

4 – Enxague bem

O próximo passo é enxaguar, secar normalmente, e pentear o seu cabelo como de costume. Você vai começar a notar que seu cabelo está ficando mais hidratado.

5 – Use shampoo uma vez a por mês

Embora o condicionador consiga limpar o nosso cabelo, nada substitui o shampoo. Use um shampoo de limpeza profunda uma vez a cada duas a quatro semanas. Além disso, faça experimentos para saber qual é a melhor frequência para a lavagem com shampoo, se você está experimentando o co-washing. Em geral, uma lavagem com shampoo anti-resíduos uma vez ou duas vezes por mês são interessantes.

Quer saber o que uma palavra ou frase significa? Descubra e obtenha definições úteis para vários termos sobre cabelo afro para esclarecer todas as confusões! Conheça mais termos do nosso glossário

Gostou do post? Deixa o seu comentário! 

Leia também:

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.