Quer saber mais sobre o Cabelo Afro? Aqui você vai aprender boas práticas para que os seus fios (naturais ou não) cresçam saudáveis, fortes e bonitos.

Pintar cabelo cacheado estraga os cachos? Saiba se a tintura desmancha o seu enrolado!

2 541

Infelizmente a resposta é sim, pintar o cabelo cacheado pode estragar os cachos! Mas calma, pode ficar tranquila que também é possível evitar e prevenir esse problema com dicas que eu trouxe.

Vocês devem imaginar que minha caixa de entrada é repleta de e-mails com dúvidas. Aliás, às vezes nem dou conta de responder todas as coisas (sorry, guys). De qualquer forma, uma das muitas perguntas que eu recebo é se “pintar os cabelos cacheados estraga os cachos?”.

De fato, uma pergunta pertinente. Quando a gente tem cabelo crespo ou cacheado, a gente quer mais é aprender como ter cachos definidos, e evita tudo o que pode prejudicar a saúde dos fios. Por conta disso, sempre vai ter uma ou outra questão que precisa ser esclarecida antes da realização de qualquer procedimento químico, especialmente colorações ou relaxamentos.

Então, quando me perguntam se a pintura dos fios vai desmanchar os cachos, eu tento explicar o melhor possível. A resposta que costumo dar está neste post.

Será que a coloração pode mesmo estragar cachos?

Quando as mulheres cacheadas me perguntam sobre a alteração da cor dos fios e se existe o risco da curvatura mudar após a realização do processo químico eu respondo que “sim, o cacho pode mudar depois de um procedimento de tintura”.

Bom, na verdade, “depende”. Mas vou explicar melhor…

Qualquer procedimento químico que muda a estrutura do seu cabelo pode mudar a textura do fio. Logo, o descolorante ou a água oxigenada podem mudá-lo.

Várias pessoas relatam que o cabelo acabou ficando mais crespo depois do tingimento, e não menos crespo. No entanto, por experiência própria, quando fui tingir o cabelo da minha mãe (hehe), o cabelo dela ficou um pouco mais liso. Ela curtiu o resultado, mas eu quis morrer, porque os cachos naturais dela são tão lindos!

Ok, experiências pessoais à parte, o fato é que os tratamentos com tintura podem sim deixar o cabelo mais liso. Este efeito geralmente é sutil e minha suposição é que, ao alterar a estrutura do folículo para chegar na cor desejada, o efeito do cacho acaba sendo danificado no processo de tintura.

Em outras palavras, essa mudança está mais associada aos componentes químicos da tintura escolhida, do que ao processo em si – embora a forma como você manuseia o cabelo durante um tratamento pode resultar nesta alteração na textura.

Por isso, se você é um leitor antigo, sabe que eu sempre tento lembrar todo mundo o quanto é importante realizar pesquisas sobre os procedimentos capilares. É que ler mais sobre as diferentes técnicas pode ser uma boa atitude para prevenir erros em qualquer tratamento com os fios – e claro, evitar que nossos cabelos sofram com os resultados desses erros.

Eu também sempre falo aqui o quanto é importante buscar ajuda de um profissional quando o assunto é cabelo. Seja um cabeleireiro, ou um dermatologista, estes profissionais conseguem avaliar a saúde do seu fio, e determinar o melhor método para atingir o resultado esperado sem prejudicar os seus fios.

Como evitar que o cacho estrague ou mude durante a coloração?

Antes de sair gritando “Mas, Stephanie, eu tinjo o meu cabelo há anos e o cacho nunca mudou”, preciso dizer que de fato, o cacho tanto pode mudar, como o cacho pode não mudar. Depende muito de quem realizou o tratamento, como realizou, com qual tipo de tinta de cabelo, etc, etc, etc…

Se você é crespa, antes de sair trocando a cor do cacho, converse com um profissional da sua confiança (viu como sempre recomendo isso?). Fale sobre a marca que você vai colocar no cabelo, leia reviews de outras pessoas que usaram a mesma tintura, e busque só fazer se estiver segura. Além disso, tente buscar uma tinta para o seu tipo de cabelo. Um profissional de qualidade fará todo o procedimento preservando a saúde dos seus fios, e deixando os seus cachos como eles provavelmente já são: lindos!

Além disso, vale seguir algumas outras dicas sobre coloração em cabelos cacheados:

1 – Fortaleça seus fios antes e depois da coloração

Todos os processos de coloração, especialmente os permanentes, são agressivos aos fios. Por isso, é importante garantir fios bem saudáveis antes do procedimento. Antes de trocar a cor dos cachos, busque intensificar a rotina de cuidados com um cronograma capilares focado na hidratação. Após o procedimento, o foco deve ser a reconstrução e na reposição de massa capilar (nutrição) para que os fios se mantenham saudáveis.

2 – Dê preferência aos tonalizantes

Como mencionei, os processos de coloração permanentes costumam ser os mais agressivos, e uma alternativa a estas tinturas são as tonalizantes. Como não possuem amônia, elas não agridem tanto os fios, e ainda assim conseguem alterar a cor dos fios. O único porém é que tonalizantes são de coloração temporária e costumam sair depois de algumas lavagens (geralmente 28). Mas, se você considerar a saúde dos cachinhos, vale à pena, né?

Leia também: Negras com cabelos coloridos: o seu guia definitivo

3 – Tenha todo cuidado ao utilizar substância como amônia, água oxigenada e pó descolorante

Você já deve ter ouvido relatos sobre queimaduras químicas, não é? Bom, geralmente elas são causadas pela administração incorreta de produtos químicos. No caso da coloração, os “vilões” costumam ser a amônia, água oxigenada e o pó descolorante, pois os três podem acabar causando problemas como irritações, queimaduras e etc.

A minha dica é, de novo, que você evite usar esse tipo de produtos em casa. Busque a ajuda de um profissional de sua confiança. É que se você não sabe qual é o procedimento correto, pode acabar transformando o sonho de uma nova cor em pesadelo.

E é isso. Tem alguma outra dúvida? Tem alguma experiência para compartilhar? Concorda ou discorda comigo? Deixa nos comentários.

2 Comments
  1. Angelina says

    Utilizando uma boa tinta de cabelo também contribui para conseguir um bom resultado.
    Ótimo texto!

  2. Roberto Thiago says

    Dicas perfeitas, minha namorada amou obrigado Sthephanie!!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.